sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vinte passos para combater a indisciplina com alunos


Vinte passos para combater a indisciplina com alunos

1 - Estabeleça regras claras
2 - Faça com que seus alunos as compreendam
3 - Determine uma sanção para a quebra das mesmas
4 - Determine uma recompensa para seu cumprimento
5 - Peça apoio de seus colegas de equipe
6 - Estabeleça estratégias em conjunto com a equipe; os alunos precisam perceber a hegemonia das atitudes
7 - Respeite seus alunos
8 - Ouça-os
9 - Responda ao que lhe for perguntado com educação e paciência
10 - Elogie boas condutas
11 - Seja claro e objetivo em suas intervenções
12 - Deixe claro que o que é errado é o comportamento, não o aluno
13 - Seja coerente em suas expectativas
14 - Reconheça os sentimentos de seus alunos e respeite-os
15 - Não lhes diga o que fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões
16 - Não descarregue a sua metralhadora de mágoas em cima deles
17 - Encoraje sempre
18 - Acredite no potencial de cada um e no seu
19 - Trabalhe crenças negativas transformando-as em positivas
20 - Seja afetuoso(a)

Fonte: Manual do Professor. Revista Profissão Mestre, n108 set. 2008. p.38

Sites



Site com sugestão de aulas e outros materiais, é necessário fazer o cadastro, entretanto é rápido!
                     
Site com projetos por disciplina!

LANÇAMENTO FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP / SELO CULTURA ACADÊMICA


Livros da Coleção de Publicações Digitais da PROPG  podem ser baixados
gratuitamente na Web através do site www.culturaacademica.com.br



PARECER DESCRITIVO


Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ritter
Rua das Camélias 250 – Loteamento Eucalipto
Três Coroas / RS - 95660 000
Fone/Fax: 3546 3334




NOME DO ALUNO (a):

TURMA:                                    ANO                            ANO:    2011

PROFESSORA:

II TRIMESTRE

Ótimo
Bom
Precisa de ajuda
1. É confiante e realiza com segurança o que faz.
       X


2. Concentra-se nas tarefas propostas.
       X


3. Expressa sua opinião com segurança.
       X


4. Escreve seu nome e reconhece o dos seus colegas.
       X


5. Reconhece o alfabeto.
       X


6. Reconhece sílabas e junta para formar palavras.
       X


7. Realiza leitura.
       X


8. Compreende a leitura que faz das palavras.
       X


9. Compreende a leitura que faz de frases.
       X


10. Cria frases e as escreve.
       X


11. Reconhece regras de jogos para leitura, escrita e matemática.
       X


12. É criativo nas atividades com sucata.
       X


13. Realiza com capricho atividades de pintura, recorte e colagem.
       X


14. Reconhece números e quantifica-os.
       X


15. Resolve cálculos de adição com material concreto.
       X


16. Resolve cálculos de subtração com material concreto.
       X


17. Tem bons hábitos de higiene pessoal.
       X


18. Tem seu material escolar organizado.
       X


19. Tem cuidado e capricho com seu caderno.
       X


20. Sua letra é legível.
       X


21. Convive harmoniosamente em grupo respeitando seus colegas.
       X


22. Realiza atividades que envolvam coordenação motora, noção espacial e lateralidade.
       X


23. Resolve as atividades propostas de forma organizada.
       X


 
PARECER DESCRITIVO
      


Registro de ocorrência


Registro de Ocorrência Significativa
Professor(a) de:                                                                                                       Data : ____ / ____ / 2010.

Participo que o aluno/a ___________________________________________________________________

pPorque impedia que os colegas estivessem com atenção.
pPorque interrompia a aula com assuntos indevidos.
pPorque se recusou a trabalhar conforme solicitação do professor.  
pAgressão física ou verbal.
pOutros motivos: _____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Consideramos que:______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Ass. Professor__________________________________________________________________________
Ass. Responsável________________________________________________________________________


Registro de Ocorrência Significativa
Professor(a) de:                                                                                                        Data : ____ / ____ / 2010.

Participo que o aluno/a ___________________________________________________________________

pPorque impedia que os colegas estivessem com atenção.
pPorque interrompia a aula com assuntos indevidos.
pPorque se recusou a trabalhar conforme solicitação do professor.  
pAgressão física ou verbal.
pOutros motivos: _____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Consideramos que: ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Ass. Professor__________________________________________________________________________
Ass. Responsável________________________________________________________________________

Plano de estudos 6º ao 9º ano


   PLANO DE ESTUDOS        CIÊNCIAS - ÁREA    

                                       PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS

6º ANO

                                               Objetivos da série: 
         Promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, através dos reinos estudados, a sua classificação sengundo as diferenças e semelhanças que eles apresentam, seu modo de vida e sua importância fundamental para a vida na Terra.

TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
Diversidade de vida na Terra
 Reconhecer as pesquenas estruturas que formam os organismos, definindo seu ciclo de vida.
 Explicar algumas hipóteses sobre a origem da vida na Terra, acompanhando o processo de sua formação e a evolução dos seres vivos no transcorrer dos períodos geológicos.
 Reconhecer as etapas do método científico e saber utilizar-se delas.
 - Reconhecimento de um ser vivo.
 - Características dos seres vivos.
 - Origem da vida.
 - Evolução dos seres vivos.
 - Classificação.
 - Distribuição da vida na Terra.
 - Método científico.
Os seres vivos e o meio ambiente
  Reconhecer as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente e os formadores dos ecossistemas e a sua importância.
 - Os níveis de organização dos seres vivos (ecologia, indivíduo, população, comunidade, biosfera ecossistema, habitat, nicho ecológico).
As relações entre os seres vivos
 - Identificar as relações entre os seres vivos e classificar os diferentes tipos de associações entre os seres vivos e sua importância para o equilíbrio do meio ambiente.
 - Associações harmônicas: sociedade, comensalismo, inquilinismo e mutualismo.
 - Relações desarmônicas: predatismo, parasitismo e competição.
Transfe-
rência de energia num ecossistema
 - Compreender o papel dos seres formadores e reconhecer a inter-relação entre os seres vivos por meio de cadeiras alimentares e suas interdependências
 - Produtores.
 - Consumidores.
 - Decompositores.
 - Cadeia Alimentar.
Vírus:
Seres sem reino
 - Reconhecer os vírus como seres microscópicos de estrutura muito simples que provocam doenças e saber como evitá-los.
 - O que são;
 - Estrutura;
 - Doenças ( tratamento, vacinas, defesa do organismo).
Reino das Moneras
 - Conhecer as bactérias e as cianofíceas como micróbios e os benefícios e malefícios para os seres humanos
 - Bactérias: o que são, seus tipos, reprodução, alimentação, respira
ção, benefícios e males, combate.
 - Cianofíceas: o que são, habitat, reprodução, utilidade.
Reino dos Protistas
 - Conhecer os organismos que fazem parte do grupo dos protistas, as doenças que eles cusam e compreender a importância das algas para o equilíbrio ecológico
 - Protozoários: o que são, repro
dução, tipos e doenças.
 - Algas unicelulares: principais características: o que são, tipos, reprodução, como vivem.
- Algas pluricelulares: principais características: o que são, como vivem, coloração, reprodução. Utilidades para o meio ambiente e o homem.
Reino dos Fungos
 - Identificar os diferentes tipos de fungos e a sua importância para o homem.
 - O que são, tipos, seu corpo, como vivem, reprodução e função.

Habilidades – 6º ao 9° ano:
 - Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
 - Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
 - Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
 - Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
 - Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
 - Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                

                  
Critérios para promoção:
         
- Perceber a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente.
- Reconhecer os tipos de seres vivos e seus respectivos reinos, valorizando a preservação do ambiente natural.



















                                       PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
             
7º ANO

                                               Objetivos da série:    
     Promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, compreendendo a história evolutiva dos seres vivos e suas características comuns, que justificam sua inclusão no reino animal e vegetal.

TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
O Reino das Plantas
 - Conhecer os 4 grupos vegetais e o processo de classificação usado para agrupá-los.
 - Os 4 grandes grupos vegetais.
Briófitas
 - Reconhecer as características mais marcantes das briófitas, seu habitat, reprodução e os principais represetantes deste grupo.
 - Características;
 - Como vivem;
 - Reprodução e representantes.
Pteridófitas
 - Identificar as pteridófitas através de suas características, o lugar onde vivem e os seus representantes.
 - Características;
 - Como vivem;
 - Reprodução e representantes.
Gimnos-
permas
 - Conhecer as gimnospermas através de suas características, suas utilidades, o lugar onde vivem e as formas de reprodução.
 - Características, utilidade;
 - Como vivem;
 - Reprodução e representantes.
Angios -
permas
 - Identificar as angiospermas através de suas características, suas partes e a função de cada uma.
 - Compreender o processo da fotossíntese, transpiração e respiração das plantas.
 Características:
- Raiz: partes, tipos, utilidades, função.
-Caule: função, partes, tipos, modificações, utilidade.
- Folha: função, partes, classificação, utilidade, transpiração, repiração e fotossínstese.
- Flor: função, partes, fecundação.
- Fruto: o que é, formação, tipos, utilidade.
- Semente: o que é, função, composição, utilidade.
Invertebra-
dos
 - Identificar os animais que fazem parte do grupo dos invertebrados através de suas características, analisando suas semelhanças e diferenças conforme a escala evolutiva.
  - Poríferos: o que são, forma do corpo, como vivem, reprodução, utilidade.
 - Celentrados: o que são, forma do corpo, armas de ataque e defesa, digestão, grupos que se dividem, como vivem e reprodução.
 - Platelmintos: o que são, forma do corpo, grupos que se dividem, doenças e modo de evitá-las, como vivem e reprodução.
 - Nematelmintos: o que são, forma do corpo, grupos que se dividem, como vivem, reprodução, doenças e modo de evitá-las.
 - Anelídeos: o que são, características, habitat, grupos que se dividem, reprodução, importância e utilidade.
 - Moluscos: o que são, características, habitat, corpo, como vivem, grupos, utilidades.
- Artrópodes:
 - Insetos: o que são, corpo, doença,
características, desenvolvimento, reprodução, classificação, utilidade e vida.
 - Crustáceos: o que são, caracterís- ticas, corpo, como vivem, desenvolvimento, reprodução, utilidades.
 -Aracnídeos: o que são, tipos, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução.
- Quilópodes: o que são, como vivem, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução.
- Diplópodes: o que são, como vivem, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução.
 - Equinodermos: o que são, repro-
dução, classificação, como vivem, características gerais.
Verte
brados
 - Conhecer os animais que fazem parte do grupo dos vertebrados e saber agrupá-los, conforme as características que os distinguem.
 -Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos: o que são, reprodução, corpo, habitat, características, grupos que se dividem, importância e utilidade.



                                  Habilidades - – 6º ao 9° ano

 - Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
 - Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
 - Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
 - Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
 - Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
 - Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                
                  

                                         Critérios para promoção:
         
   - Reconhecer a interdependência entre os seres vivos diferenciando os ecossistemas.
   - Comparar os seres vivos, classificando-os em reinos.
   - Compreender a importância da interação dos seres vivos para o equilíbrio e preservação do ambiente.





PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
              
8º ANO

                                               Objetivos da série: 
          Reconhecer-se como corpo que age, aprende, vive, interage, desenvolve-se, adapta-se e deseja, assumindo com responsabilidade a sua saúde e bem estar dos demais.
   
TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
O lugar do homem na natureza
 - Relacionar o homem aos demais seres vivos como responsável pelo equilíbrio natural através da compreensão de si mesmo e do ambiente.
 - O homem faz parte da natureza (animal racional, social, especial...), o homem e os ecossistemas, o corpo humano (visão geral do organismo e sistemas).
Célula, a base de tudo
 - Analisar a unidade básica da formação das estruturas dos seres vivos no que se refere a suas características fundamentais
 - A célula: partes, reprodução, tipos, diferenciação, doenças
Tecidos, células que trabalham juntas
 - Compreender a formação dos tecidos destacando os tipos de células de que são formados e suas funções no organismo
 - Tecidos: conceitos, órgãos, tipos (funções), sistema, organismo.
A reprodução humana
 - Compreender as mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento físico e mental nos aspectos que envolvem a reprodução humana.
 - Adolescência, a reprodução, partes do aparelho reprodutor feminino e masculino e funcionamento, ovulação, fecundação, desenvolvimento do embrião, gravidez, menstruação, nascimento, formação de gêmeos, métodos anticoncepcionais e doenças.
O papel dos alimentos
 - Compreender que o nosso organismo sobrevive através da ingestão de alimentos e saber utilizá-los numa dieta equlibrada
 - Alimentos: classificação: vitami-
nas, sais minerais, proteínas, carboidratos e lipídios:  finalidades, conservação, doenças transmitidas, metabolismo, calorias.
A digestão
 - Analisar o processo digestivo compreendendo como os alimentos são transformados e absorvidos e os órgãos que fazem parte do sistema digestivo
 - Tubo digestivo, para que digerir, o caminho do alimento, transforma ção dos carboidratos, proteínas e lipídios, os processos mecânicos (mastigação, deglutição, peristaltismo, defecação), processos químicos (insalivação, quimificação, qualificação), sucos digestivos, doenças, saneamento básico e saúde, os dentes, higiene bucal. 
A respiração
 - Conhecer os órgãos que fazem parte do aparelho respiratório e a finalidade da respiração
 - Sistema respiratório, vias áreas, pulmões, fenômenos mecânicos da respiração: inspiração e expiração, fenômenos químicos da respiração: hematose, doença dos pulmões e respiratórias, respiração artificial.
A circulação
 - Sistema circulatório, vasos sangüíneos, coração, batimentos, caminho do sangue, pressão, sistema linfático, doenças circulatórios
 - Entender o processo da circulação sangüínea, os órgãos que estão a ela relacionados e medidas preventivas de doenças do coração.
O sangue e a defesa do corpo
  - Compreender que é através do sangue que as substâncias são transportadas no organismo, os elementos que fazem parte do sangue, os tipos de sangue e o que são anticorpos
 - Sangue e suas funções, tipos sangüíneos, ultrapassando paredes dos capilares sangüíneos, a linfa, sistema linfático, doenças cardio-
vasculares, parasitas no sangue.
Sistema excretor
 - Entender que os rins atuam como um filtro no organismo, removendo do sangue as substâncias prejudiciais
 - A excreção (função), órgãos do sistema, processo de eliminação de resíduos, produtos da excreção, doenças.
Sistema Nervoso
 - Compreender que o sistema nervoso comanda o funcionamento de todos os órgãos e como as drogas podem afetá-lo
 - Os três tipos de sistema nervoso: funções, órgãos, formação de sinapses, doenças, drogas.
Sistema locomotor
 - Entender as funções do esqueleto e dos músculos e os problemas que podem afetá-los
 - Ossos e esqueleto, articulações, músculos, sistema locomotor e saúde.
Glândulas e hormônios
 - Saber que as glândulas e os hormônios controlam o funcionamento harmônico do organismo
 - Funções, órgãos do sistema endó crino, localização, doenças hormonais, hormônios x emoções.
Sistema sensorial
 - Conhecer os órgãos que fazem parte do sistema sensorial, seu funcionamento e saber identificá-los
 - Tato, audição, visão, paladar e olfato, sistema sensorial e saúde.
 


                              Habilidades  – 6º ao 9° ano

- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidade de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                


                  
                                         Critérios para promoção:
         
- Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas do ser humano, compreendendo o corpo como um todo integrado.
- Reconhecer fatores internos e externos importantes para o equilíbrio e manutenção da saúde humana.








PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS

9º ANO

                                               Objetivos da série: 
         Aprender os fenômenos do mundo natural em diferentes espaços e tempos, buscando explicações científicas de forma significativa, avaliando as transformações que o ser humano historicamente impõe à natureza, utilizando-se para isso de conhecimentos científicos.   

TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
Química e Física
 - Compreender o que é química e física e suas utilidades
 - O que é química, história, utilidades, o que é física, história, utilidades.
Conceitos fundamentais de Química e Física
 - Caracterizar as propriedades gerais e específicas da matéria
 - O que é matéria, corpo, objeto, substância, misturas (tipos, separação), densidade, combinação.
Fenômenos químicos e físicos
 - Identificar os fenômenos químicos, físicos e biológicos como fatores que interferem nos ecossistemas
 - Fenômenos químicos (formação da crosta terrestre, respiração, fotossíntese, substâncias químicas, chuva ácida,etc).
  - Fenômenos físicos (luz, calor, som, gravitação universal, pressão, etc).
 O átomo
 - Compreender a estrutura atômica e os procedimentos de identificação dos tipos de átomos e de elementos químicos
 - Avaliar a importância e o risco da energia atômica
 - Modelos atômicos, número de massa e número atômico, elementos químicos, tabela periódica, isotonia, isobaria, isotopia, orbitais, íons, energia atômica.
Substâncias químicas
 - Conceituar e classificar os elementos químicos, sua camada de valência e compreender porque ocorrem as ligações químicas
- Metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, hidrogênio, substâncias químicas, fórmula química, símbolo e fórmula, camada de valência, ligações químicas (iônica e covalente).
Reações químicas
 - Caracterizar e classificar as reações químicas, avaliando sua importância no equilíbrio dos ecossistemas
 - Reação química: tipos, reações nos ecossistemas, leis das combinações químicas( Lavoisier, Proust, Dalton, Gay-Lussac). 
Funções químicas
 - Identificar ácidos, óxidos e sais e a sua utilidade
 - Funções químicas:
- Ácidos: propriedades, ionização, classificação, os ácidos e a saúde humana.
 - Bases: propriedades, nomenclatura, as bases e a saúde humana.
 - Sais: propriedades, reações, tipos, nomenclatura, os sais e a saúde humana.
- Óxidos: nomenclatura, os óxidos e a saúde humana, classificação.
Mecânica:
- Cinemática
- Estática
- Dinâmica
 - Compreender o movimento dos corpos considerando suas causas e as forças existentes entre eles
 - Movimento: estudo do movimento, classificação dos movimentos.
 - Força: características, como medir a força, gráficos, sistemas de forças.
 - Atrito, trabalho, potência energia, máquinas simples.
Termologia
  - Fazer distinção entre calor, temperatura e energia térmica e aplicar no seu dia-a-dia as noções corretas destes conceitos
 - Calor e temperatura, escalas termométricas, quantidade de calor, calor específico, propagação do calor, dilatação dos corpos, reflexão e absorção de calor.
Ondas
 - Explicar a formação das ondas, suas características e sua classificação
 - Onda: classificação, elementos, freqüência, período, unidades de medida e freqüência.
Som
 - Identificar as principais fontes sonoras e compreender os fatores que o compõem
 - Ondas sonoras, fontes sonoras, propagação, velocidade, eco, qualidades, poluição sonora.
Luz
 - Compreender o que é a luz, como se forma e a sua importância para a saúde e os ecossistemas
 - Corpos luminosos e iluminados, penetração, propagação, velocidade, intesidade, reflexão, refração, espelhos, lentes.
Magnetismo
 - Compreender o que é o magnetismo e os fenômenos que estão relacionados a ele
 - Atração magnética, imãs, atração e repulsão, campo magnético, magnetismo terrestre.
Eletricidade
 - Compreender o que é eletricidade e saber utilizar corretamente os conceitos que estão relacionados a ela
 - Eletrização, corrente elétrica, resistência, intensidade, potência, geradores, condensadores, circuito elétrico, utilização.
   


                                      Habilidades – 6º ao 9° ano:
- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                
                  
                                         Critérios para promoção:
- Compreender os fenômenos que ocorrem dentro da matéria: dissociações das partículas, as combinações e as transformações.
- Compreender as leis gerais que regem o comportamento da matéria e da energia no espaço e no tempo.