PLANO DE ESTUDOS CIÊNCIAS - ÁREA
PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
6º ANO
Objetivos da série:
Promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, através dos reinos estudados, a sua classificação sengundo as diferenças e semelhanças que eles apresentam, seu modo de vida e sua importância fundamental para a vida na Terra.
TEMA | OBJETIVOS DO TEMA | CONTEÚDOS |
Diversidade de vida na Terra | Reconhecer as pesquenas estruturas que formam os organismos, definindo seu ciclo de vida. Explicar algumas hipóteses sobre a origem da vida na Terra, acompanhando o processo de sua formação e a evolução dos seres vivos no transcorrer dos períodos geológicos. Reconhecer as etapas do método científico e saber utilizar-se delas. | - Reconhecimento de um ser vivo. - Características dos seres vivos. - Origem da vida. - Evolução dos seres vivos. - Classificação. - Distribuição da vida na Terra. - Método científico. |
Os seres vivos e o meio ambiente | Reconhecer as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente e os formadores dos ecossistemas e a sua importância. | - Os níveis de organização dos seres vivos (ecologia, indivíduo, população, comunidade, biosfera ecossistema, habitat, nicho ecológico). |
As relações entre os seres vivos | - Identificar as relações entre os seres vivos e classificar os diferentes tipos de associações entre os seres vivos e sua importância para o equilíbrio do meio ambiente. | - Associações harmônicas: sociedade, comensalismo, inquilinismo e mutualismo. - Relações desarmônicas: predatismo, parasitismo e competição. |
Transfe- rência de energia num ecossistema | - Compreender o papel dos seres formadores e reconhecer a inter-relação entre os seres vivos por meio de cadeiras alimentares e suas interdependências | - Produtores. - Consumidores. - Decompositores. - Cadeia Alimentar. |
Vírus: Seres sem reino | - Reconhecer os vírus como seres microscópicos de estrutura muito simples que provocam doenças e saber como evitá-los. | - O que são; - Estrutura; - Doenças ( tratamento, vacinas, defesa do organismo). |
Reino das Moneras | - Conhecer as bactérias e as cianofíceas como micróbios e os benefícios e malefícios para os seres humanos | - Bactérias: o que são, seus tipos, reprodução, alimentação, respira ção, benefícios e males, combate. - Cianofíceas: o que são, habitat, reprodução, utilidade. |
Reino dos Protistas | - Conhecer os organismos que fazem parte do grupo dos protistas, as doenças que eles cusam e compreender a importância das algas para o equilíbrio ecológico | - Protozoários: o que são, repro dução, tipos e doenças. - Algas unicelulares: principais características: o que são, tipos, reprodução, como vivem. - Algas pluricelulares: principais características: o que são, como vivem, coloração, reprodução. Utilidades para o meio ambiente e o homem. |
Reino dos Fungos | - Identificar os diferentes tipos de fungos e a sua importância para o homem. | - O que são, tipos, seu corpo, como vivem, reprodução e função. |
Habilidades – 6º ao 9° ano:
- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.
Critérios para promoção:
- Perceber a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente.
- Reconhecer os tipos de seres vivos e seus respectivos reinos, valorizando a preservação do ambiente natural.
PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
7º ANO
Objetivos da série:
Promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, compreendendo a história evolutiva dos seres vivos e suas características comuns, que justificam sua inclusão no reino animal e vegetal.
TEMA | OBJETIVOS DO TEMA | CONTEÚDOS |
O Reino das Plantas | - Conhecer os 4 grupos vegetais e o processo de classificação usado para agrupá-los. | - Os 4 grandes grupos vegetais. |
Briófitas | - Reconhecer as características mais marcantes das briófitas, seu habitat, reprodução e os principais represetantes deste grupo. | - Características; - Como vivem; - Reprodução e representantes. |
Pteridófitas | - Identificar as pteridófitas através de suas características, o lugar onde vivem e os seus representantes. | - Características; - Como vivem; - Reprodução e representantes. |
Gimnos- permas | - Conhecer as gimnospermas através de suas características, suas utilidades, o lugar onde vivem e as formas de reprodução. | - Características, utilidade; - Como vivem; - Reprodução e representantes. |
Angios - permas | - Identificar as angiospermas através de suas características, suas partes e a função de cada uma. - Compreender o processo da fotossíntese, transpiração e respiração das plantas. | Características: - Raiz: partes, tipos, utilidades, função. -Caule: função, partes, tipos, modificações, utilidade. - Folha: função, partes, classificação, utilidade, transpiração, repiração e fotossínstese. - Flor: função, partes, fecundação. - Fruto: o que é, formação, tipos, utilidade. - Semente: o que é, função, composição, utilidade. |
Invertebra- dos | - Identificar os animais que fazem parte do grupo dos invertebrados através de suas características, analisando suas semelhanças e diferenças conforme a escala evolutiva. | - Poríferos: o que são, forma do corpo, como vivem, reprodução, utilidade. - Celentrados: o que são, forma do corpo, armas de ataque e defesa, digestão, grupos que se dividem, como vivem e reprodução. - Platelmintos: o que são, forma do corpo, grupos que se dividem, doenças e modo de evitá-las, como vivem e reprodução. - Nematelmintos: o que são, forma do corpo, grupos que se dividem, como vivem, reprodução, doenças e modo de evitá-las. - Anelídeos: o que são, características, habitat, grupos que se dividem, reprodução, importância e utilidade. - Moluscos: o que são, características, habitat, corpo, como vivem, grupos, utilidades. - Artrópodes: - Insetos: o que são, corpo, doença, características, desenvolvimento, reprodução, classificação, utilidade e vida. - Crustáceos: o que são, caracterís- ticas, corpo, como vivem, desenvolvimento, reprodução, utilidades. -Aracnídeos: o que são, tipos, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução. - Quilópodes: o que são, como vivem, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução. - Diplópodes: o que são, como vivem, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução. - Equinodermos: o que são, repro- dução, classificação, como vivem, características gerais. |
Verte brados | - Conhecer os animais que fazem parte do grupo dos vertebrados e saber agrupá-los, conforme as características que os distinguem. | -Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos: o que são, reprodução, corpo, habitat, características, grupos que se dividem, importância e utilidade. |
Habilidades - – 6º ao 9° ano
- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.
Critérios para promoção:
- Reconhecer a interdependência entre os seres vivos diferenciando os ecossistemas.
- Comparar os seres vivos, classificando-os em reinos.
- Compreender a importância da interação dos seres vivos para o equilíbrio e preservação do ambiente.
PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
8º ANO
Objetivos da série:
Reconhecer-se como corpo que age, aprende, vive, interage, desenvolve-se, adapta-se e deseja, assumindo com responsabilidade a sua saúde e bem estar dos demais.
TEMA | OBJETIVOS DO TEMA | CONTEÚDOS |
O lugar do homem na natureza | - Relacionar o homem aos demais seres vivos como responsável pelo equilíbrio natural através da compreensão de si mesmo e do ambiente. | - O homem faz parte da natureza (animal racional, social, especial...), o homem e os ecossistemas, o corpo humano (visão geral do organismo e sistemas). |
Célula, a base de tudo | - Analisar a unidade básica da formação das estruturas dos seres vivos no que se refere a suas características fundamentais | - A célula: partes, reprodução, tipos, diferenciação, doenças |
Tecidos, células que trabalham juntas | - Compreender a formação dos tecidos destacando os tipos de células de que são formados e suas funções no organismo | - Tecidos: conceitos, órgãos, tipos (funções), sistema, organismo. |
A reprodução humana | - Compreender as mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento físico e mental nos aspectos que envolvem a reprodução humana. | - Adolescência, a reprodução, partes do aparelho reprodutor feminino e masculino e funcionamento, ovulação, fecundação, desenvolvimento do embrião, gravidez, menstruação, nascimento, formação de gêmeos, métodos anticoncepcionais e doenças. |
O papel dos alimentos | - Compreender que o nosso organismo sobrevive através da ingestão de alimentos e saber utilizá-los numa dieta equlibrada | - Alimentos: classificação: vitami- nas, sais minerais, proteínas, carboidratos e lipídios: finalidades, conservação, doenças transmitidas, metabolismo, calorias. |
A digestão | - Analisar o processo digestivo compreendendo como os alimentos são transformados e absorvidos e os órgãos que fazem parte do sistema digestivo | - Tubo digestivo, para que digerir, o caminho do alimento, transforma ção dos carboidratos, proteínas e lipídios, os processos mecânicos (mastigação, deglutição, peristaltismo, defecação), processos químicos (insalivação, quimificação, qualificação), sucos digestivos, doenças, saneamento básico e saúde, os dentes, higiene bucal. |
A respiração | - Conhecer os órgãos que fazem parte do aparelho respiratório e a finalidade da respiração | - Sistema respiratório, vias áreas, pulmões, fenômenos mecânicos da respiração: inspiração e expiração, fenômenos químicos da respiração: hematose, doença dos pulmões e respiratórias, respiração artificial. |
A circulação | - Sistema circulatório, vasos sangüíneos, coração, batimentos, caminho do sangue, pressão, sistema linfático, doenças circulatórios | - Entender o processo da circulação sangüínea, os órgãos que estão a ela relacionados e medidas preventivas de doenças do coração. |
O sangue e a defesa do corpo | - Compreender que é através do sangue que as substâncias são transportadas no organismo, os elementos que fazem parte do sangue, os tipos de sangue e o que são anticorpos | - Sangue e suas funções, tipos sangüíneos, ultrapassando paredes dos capilares sangüíneos, a linfa, sistema linfático, doenças cardio- vasculares, parasitas no sangue. |
Sistema excretor | - Entender que os rins atuam como um filtro no organismo, removendo do sangue as substâncias prejudiciais | - A excreção (função), órgãos do sistema, processo de eliminação de resíduos, produtos da excreção, doenças. |
Sistema Nervoso | - Compreender que o sistema nervoso comanda o funcionamento de todos os órgãos e como as drogas podem afetá-lo | - Os três tipos de sistema nervoso: funções, órgãos, formação de sinapses, doenças, drogas. |
Sistema locomotor | - Entender as funções do esqueleto e dos músculos e os problemas que podem afetá-los | - Ossos e esqueleto, articulações, músculos, sistema locomotor e saúde. |
Glândulas e hormônios | - Saber que as glândulas e os hormônios controlam o funcionamento harmônico do organismo | - Funções, órgãos do sistema endó crino, localização, doenças hormonais, hormônios x emoções. |
Sistema sensorial | - Conhecer os órgãos que fazem parte do sistema sensorial, seu funcionamento e saber identificá-los | - Tato, audição, visão, paladar e olfato, sistema sensorial e saúde. |
Habilidades – 6º ao 9° ano
- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidade de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.
Critérios para promoção:
- Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas do ser humano, compreendendo o corpo como um todo integrado.
- Reconhecer fatores internos e externos importantes para o equilíbrio e manutenção da saúde humana.
PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
9º ANO
Objetivos da série:
Aprender os fenômenos do mundo natural em diferentes espaços e tempos, buscando explicações científicas de forma significativa, avaliando as transformações que o ser humano historicamente impõe à natureza, utilizando-se para isso de conhecimentos científicos.
TEMA | OBJETIVOS DO TEMA | CONTEÚDOS |
Química e Física | - Compreender o que é química e física e suas utilidades | - O que é química, história, utilidades, o que é física, história, utilidades. |
Conceitos fundamentais de Química e Física | - Caracterizar as propriedades gerais e específicas da matéria | - O que é matéria, corpo, objeto, substância, misturas (tipos, separação), densidade, combinação. |
Fenômenos químicos e físicos | - Identificar os fenômenos químicos, físicos e biológicos como fatores que interferem nos ecossistemas | - Fenômenos químicos (formação da crosta terrestre, respiração, fotossíntese, substâncias químicas, chuva ácida,etc). - Fenômenos físicos (luz, calor, som, gravitação universal, pressão, etc). |
O átomo | - Compreender a estrutura atômica e os procedimentos de identificação dos tipos de átomos e de elementos químicos - Avaliar a importância e o risco da energia atômica | - Modelos atômicos, número de massa e número atômico, elementos químicos, tabela periódica, isotonia, isobaria, isotopia, orbitais, íons, energia atômica. |
Substâncias químicas | - Conceituar e classificar os elementos químicos, sua camada de valência e compreender porque ocorrem as ligações químicas | - Metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, hidrogênio, substâncias químicas, fórmula química, símbolo e fórmula, camada de valência, ligações químicas (iônica e covalente). |
Reações químicas | - Caracterizar e classificar as reações químicas, avaliando sua importância no equilíbrio dos ecossistemas | - Reação química: tipos, reações nos ecossistemas, leis das combinações químicas( Lavoisier, Proust, Dalton, Gay-Lussac). |
Funções químicas | - Identificar ácidos, óxidos e sais e a sua utilidade | - Funções químicas: - Ácidos: propriedades, ionização, classificação, os ácidos e a saúde humana. - Bases: propriedades, nomenclatura, as bases e a saúde humana. - Sais: propriedades, reações, tipos, nomenclatura, os sais e a saúde humana. - Óxidos: nomenclatura, os óxidos e a saúde humana, classificação. |
Mecânica: - Cinemática - Estática - Dinâmica | - Compreender o movimento dos corpos considerando suas causas e as forças existentes entre eles | - Movimento: estudo do movimento, classificação dos movimentos. - Força: características, como medir a força, gráficos, sistemas de forças. - Atrito, trabalho, potência energia, máquinas simples. |
Termologia | - Fazer distinção entre calor, temperatura e energia térmica e aplicar no seu dia-a-dia as noções corretas destes conceitos | - Calor e temperatura, escalas termométricas, quantidade de calor, calor específico, propagação do calor, dilatação dos corpos, reflexão e absorção de calor. |
Ondas | - Explicar a formação das ondas, suas características e sua classificação | - Onda: classificação, elementos, freqüência, período, unidades de medida e freqüência. |
Som | - Identificar as principais fontes sonoras e compreender os fatores que o compõem | - Ondas sonoras, fontes sonoras, propagação, velocidade, eco, qualidades, poluição sonora. |
Luz | - Compreender o que é a luz, como se forma e a sua importância para a saúde e os ecossistemas | - Corpos luminosos e iluminados, penetração, propagação, velocidade, intesidade, reflexão, refração, espelhos, lentes. |
Magnetismo | - Compreender o que é o magnetismo e os fenômenos que estão relacionados a ele | - Atração magnética, imãs, atração e repulsão, campo magnético, magnetismo terrestre. |
Eletricidade | - Compreender o que é eletricidade e saber utilizar corretamente os conceitos que estão relacionados a ela | - Eletrização, corrente elétrica, resistência, intensidade, potência, geradores, condensadores, circuito elétrico, utilização. |
Habilidades – 6º ao 9° ano:
- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.
Critérios para promoção:
- Compreender os fenômenos que ocorrem dentro da matéria: dissociações das partículas, as combinações e as transformações.
- Compreender as leis gerais que regem o comportamento da matéria e da energia no espaço e no tempo.