sexta-feira, 1 de abril de 2011

Plano de estudos 6º ao 9º ano


   PLANO DE ESTUDOS        CIÊNCIAS - ÁREA    

                                       PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS

6º ANO

                                               Objetivos da série: 
         Promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, através dos reinos estudados, a sua classificação sengundo as diferenças e semelhanças que eles apresentam, seu modo de vida e sua importância fundamental para a vida na Terra.

TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
Diversidade de vida na Terra
 Reconhecer as pesquenas estruturas que formam os organismos, definindo seu ciclo de vida.
 Explicar algumas hipóteses sobre a origem da vida na Terra, acompanhando o processo de sua formação e a evolução dos seres vivos no transcorrer dos períodos geológicos.
 Reconhecer as etapas do método científico e saber utilizar-se delas.
 - Reconhecimento de um ser vivo.
 - Características dos seres vivos.
 - Origem da vida.
 - Evolução dos seres vivos.
 - Classificação.
 - Distribuição da vida na Terra.
 - Método científico.
Os seres vivos e o meio ambiente
  Reconhecer as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente e os formadores dos ecossistemas e a sua importância.
 - Os níveis de organização dos seres vivos (ecologia, indivíduo, população, comunidade, biosfera ecossistema, habitat, nicho ecológico).
As relações entre os seres vivos
 - Identificar as relações entre os seres vivos e classificar os diferentes tipos de associações entre os seres vivos e sua importância para o equilíbrio do meio ambiente.
 - Associações harmônicas: sociedade, comensalismo, inquilinismo e mutualismo.
 - Relações desarmônicas: predatismo, parasitismo e competição.
Transfe-
rência de energia num ecossistema
 - Compreender o papel dos seres formadores e reconhecer a inter-relação entre os seres vivos por meio de cadeiras alimentares e suas interdependências
 - Produtores.
 - Consumidores.
 - Decompositores.
 - Cadeia Alimentar.
Vírus:
Seres sem reino
 - Reconhecer os vírus como seres microscópicos de estrutura muito simples que provocam doenças e saber como evitá-los.
 - O que são;
 - Estrutura;
 - Doenças ( tratamento, vacinas, defesa do organismo).
Reino das Moneras
 - Conhecer as bactérias e as cianofíceas como micróbios e os benefícios e malefícios para os seres humanos
 - Bactérias: o que são, seus tipos, reprodução, alimentação, respira
ção, benefícios e males, combate.
 - Cianofíceas: o que são, habitat, reprodução, utilidade.
Reino dos Protistas
 - Conhecer os organismos que fazem parte do grupo dos protistas, as doenças que eles cusam e compreender a importância das algas para o equilíbrio ecológico
 - Protozoários: o que são, repro
dução, tipos e doenças.
 - Algas unicelulares: principais características: o que são, tipos, reprodução, como vivem.
- Algas pluricelulares: principais características: o que são, como vivem, coloração, reprodução. Utilidades para o meio ambiente e o homem.
Reino dos Fungos
 - Identificar os diferentes tipos de fungos e a sua importância para o homem.
 - O que são, tipos, seu corpo, como vivem, reprodução e função.

Habilidades – 6º ao 9° ano:
 - Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
 - Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
 - Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
 - Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
 - Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
 - Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                

                  
Critérios para promoção:
         
- Perceber a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente.
- Reconhecer os tipos de seres vivos e seus respectivos reinos, valorizando a preservação do ambiente natural.



















                                       PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
             
7º ANO

                                               Objetivos da série:    
     Promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, compreendendo a história evolutiva dos seres vivos e suas características comuns, que justificam sua inclusão no reino animal e vegetal.

TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
O Reino das Plantas
 - Conhecer os 4 grupos vegetais e o processo de classificação usado para agrupá-los.
 - Os 4 grandes grupos vegetais.
Briófitas
 - Reconhecer as características mais marcantes das briófitas, seu habitat, reprodução e os principais represetantes deste grupo.
 - Características;
 - Como vivem;
 - Reprodução e representantes.
Pteridófitas
 - Identificar as pteridófitas através de suas características, o lugar onde vivem e os seus representantes.
 - Características;
 - Como vivem;
 - Reprodução e representantes.
Gimnos-
permas
 - Conhecer as gimnospermas através de suas características, suas utilidades, o lugar onde vivem e as formas de reprodução.
 - Características, utilidade;
 - Como vivem;
 - Reprodução e representantes.
Angios -
permas
 - Identificar as angiospermas através de suas características, suas partes e a função de cada uma.
 - Compreender o processo da fotossíntese, transpiração e respiração das plantas.
 Características:
- Raiz: partes, tipos, utilidades, função.
-Caule: função, partes, tipos, modificações, utilidade.
- Folha: função, partes, classificação, utilidade, transpiração, repiração e fotossínstese.
- Flor: função, partes, fecundação.
- Fruto: o que é, formação, tipos, utilidade.
- Semente: o que é, função, composição, utilidade.
Invertebra-
dos
 - Identificar os animais que fazem parte do grupo dos invertebrados através de suas características, analisando suas semelhanças e diferenças conforme a escala evolutiva.
  - Poríferos: o que são, forma do corpo, como vivem, reprodução, utilidade.
 - Celentrados: o que são, forma do corpo, armas de ataque e defesa, digestão, grupos que se dividem, como vivem e reprodução.
 - Platelmintos: o que são, forma do corpo, grupos que se dividem, doenças e modo de evitá-las, como vivem e reprodução.
 - Nematelmintos: o que são, forma do corpo, grupos que se dividem, como vivem, reprodução, doenças e modo de evitá-las.
 - Anelídeos: o que são, características, habitat, grupos que se dividem, reprodução, importância e utilidade.
 - Moluscos: o que são, características, habitat, corpo, como vivem, grupos, utilidades.
- Artrópodes:
 - Insetos: o que são, corpo, doença,
características, desenvolvimento, reprodução, classificação, utilidade e vida.
 - Crustáceos: o que são, caracterís- ticas, corpo, como vivem, desenvolvimento, reprodução, utilidades.
 -Aracnídeos: o que são, tipos, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução.
- Quilópodes: o que são, como vivem, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução.
- Diplópodes: o que são, como vivem, características, corpo, desenvolvi mento, reprodução.
 - Equinodermos: o que são, repro-
dução, classificação, como vivem, características gerais.
Verte
brados
 - Conhecer os animais que fazem parte do grupo dos vertebrados e saber agrupá-los, conforme as características que os distinguem.
 -Peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos: o que são, reprodução, corpo, habitat, características, grupos que se dividem, importância e utilidade.



                                  Habilidades - – 6º ao 9° ano

 - Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
 - Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
 - Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
 - Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
 - Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
 - Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                
                  

                                         Critérios para promoção:
         
   - Reconhecer a interdependência entre os seres vivos diferenciando os ecossistemas.
   - Comparar os seres vivos, classificando-os em reinos.
   - Compreender a importância da interação dos seres vivos para o equilíbrio e preservação do ambiente.





PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS
              
8º ANO

                                               Objetivos da série: 
          Reconhecer-se como corpo que age, aprende, vive, interage, desenvolve-se, adapta-se e deseja, assumindo com responsabilidade a sua saúde e bem estar dos demais.
   
TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
O lugar do homem na natureza
 - Relacionar o homem aos demais seres vivos como responsável pelo equilíbrio natural através da compreensão de si mesmo e do ambiente.
 - O homem faz parte da natureza (animal racional, social, especial...), o homem e os ecossistemas, o corpo humano (visão geral do organismo e sistemas).
Célula, a base de tudo
 - Analisar a unidade básica da formação das estruturas dos seres vivos no que se refere a suas características fundamentais
 - A célula: partes, reprodução, tipos, diferenciação, doenças
Tecidos, células que trabalham juntas
 - Compreender a formação dos tecidos destacando os tipos de células de que são formados e suas funções no organismo
 - Tecidos: conceitos, órgãos, tipos (funções), sistema, organismo.
A reprodução humana
 - Compreender as mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento físico e mental nos aspectos que envolvem a reprodução humana.
 - Adolescência, a reprodução, partes do aparelho reprodutor feminino e masculino e funcionamento, ovulação, fecundação, desenvolvimento do embrião, gravidez, menstruação, nascimento, formação de gêmeos, métodos anticoncepcionais e doenças.
O papel dos alimentos
 - Compreender que o nosso organismo sobrevive através da ingestão de alimentos e saber utilizá-los numa dieta equlibrada
 - Alimentos: classificação: vitami-
nas, sais minerais, proteínas, carboidratos e lipídios:  finalidades, conservação, doenças transmitidas, metabolismo, calorias.
A digestão
 - Analisar o processo digestivo compreendendo como os alimentos são transformados e absorvidos e os órgãos que fazem parte do sistema digestivo
 - Tubo digestivo, para que digerir, o caminho do alimento, transforma ção dos carboidratos, proteínas e lipídios, os processos mecânicos (mastigação, deglutição, peristaltismo, defecação), processos químicos (insalivação, quimificação, qualificação), sucos digestivos, doenças, saneamento básico e saúde, os dentes, higiene bucal. 
A respiração
 - Conhecer os órgãos que fazem parte do aparelho respiratório e a finalidade da respiração
 - Sistema respiratório, vias áreas, pulmões, fenômenos mecânicos da respiração: inspiração e expiração, fenômenos químicos da respiração: hematose, doença dos pulmões e respiratórias, respiração artificial.
A circulação
 - Sistema circulatório, vasos sangüíneos, coração, batimentos, caminho do sangue, pressão, sistema linfático, doenças circulatórios
 - Entender o processo da circulação sangüínea, os órgãos que estão a ela relacionados e medidas preventivas de doenças do coração.
O sangue e a defesa do corpo
  - Compreender que é através do sangue que as substâncias são transportadas no organismo, os elementos que fazem parte do sangue, os tipos de sangue e o que são anticorpos
 - Sangue e suas funções, tipos sangüíneos, ultrapassando paredes dos capilares sangüíneos, a linfa, sistema linfático, doenças cardio-
vasculares, parasitas no sangue.
Sistema excretor
 - Entender que os rins atuam como um filtro no organismo, removendo do sangue as substâncias prejudiciais
 - A excreção (função), órgãos do sistema, processo de eliminação de resíduos, produtos da excreção, doenças.
Sistema Nervoso
 - Compreender que o sistema nervoso comanda o funcionamento de todos os órgãos e como as drogas podem afetá-lo
 - Os três tipos de sistema nervoso: funções, órgãos, formação de sinapses, doenças, drogas.
Sistema locomotor
 - Entender as funções do esqueleto e dos músculos e os problemas que podem afetá-los
 - Ossos e esqueleto, articulações, músculos, sistema locomotor e saúde.
Glândulas e hormônios
 - Saber que as glândulas e os hormônios controlam o funcionamento harmônico do organismo
 - Funções, órgãos do sistema endó crino, localização, doenças hormonais, hormônios x emoções.
Sistema sensorial
 - Conhecer os órgãos que fazem parte do sistema sensorial, seu funcionamento e saber identificá-los
 - Tato, audição, visão, paladar e olfato, sistema sensorial e saúde.
 


                              Habilidades  – 6º ao 9° ano

- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidade de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                


                  
                                         Critérios para promoção:
         
- Estabelecer relações entre os diferentes aparelhos e sistemas do ser humano, compreendendo o corpo como um todo integrado.
- Reconhecer fatores internos e externos importantes para o equilíbrio e manutenção da saúde humana.








PLANO DE ESTUDOS - CIÊNCIAS

9º ANO

                                               Objetivos da série: 
         Aprender os fenômenos do mundo natural em diferentes espaços e tempos, buscando explicações científicas de forma significativa, avaliando as transformações que o ser humano historicamente impõe à natureza, utilizando-se para isso de conhecimentos científicos.   

TEMA
OBJETIVOS DO TEMA
CONTEÚDOS
Química e Física
 - Compreender o que é química e física e suas utilidades
 - O que é química, história, utilidades, o que é física, história, utilidades.
Conceitos fundamentais de Química e Física
 - Caracterizar as propriedades gerais e específicas da matéria
 - O que é matéria, corpo, objeto, substância, misturas (tipos, separação), densidade, combinação.
Fenômenos químicos e físicos
 - Identificar os fenômenos químicos, físicos e biológicos como fatores que interferem nos ecossistemas
 - Fenômenos químicos (formação da crosta terrestre, respiração, fotossíntese, substâncias químicas, chuva ácida,etc).
  - Fenômenos físicos (luz, calor, som, gravitação universal, pressão, etc).
 O átomo
 - Compreender a estrutura atômica e os procedimentos de identificação dos tipos de átomos e de elementos químicos
 - Avaliar a importância e o risco da energia atômica
 - Modelos atômicos, número de massa e número atômico, elementos químicos, tabela periódica, isotonia, isobaria, isotopia, orbitais, íons, energia atômica.
Substâncias químicas
 - Conceituar e classificar os elementos químicos, sua camada de valência e compreender porque ocorrem as ligações químicas
- Metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, hidrogênio, substâncias químicas, fórmula química, símbolo e fórmula, camada de valência, ligações químicas (iônica e covalente).
Reações químicas
 - Caracterizar e classificar as reações químicas, avaliando sua importância no equilíbrio dos ecossistemas
 - Reação química: tipos, reações nos ecossistemas, leis das combinações químicas( Lavoisier, Proust, Dalton, Gay-Lussac). 
Funções químicas
 - Identificar ácidos, óxidos e sais e a sua utilidade
 - Funções químicas:
- Ácidos: propriedades, ionização, classificação, os ácidos e a saúde humana.
 - Bases: propriedades, nomenclatura, as bases e a saúde humana.
 - Sais: propriedades, reações, tipos, nomenclatura, os sais e a saúde humana.
- Óxidos: nomenclatura, os óxidos e a saúde humana, classificação.
Mecânica:
- Cinemática
- Estática
- Dinâmica
 - Compreender o movimento dos corpos considerando suas causas e as forças existentes entre eles
 - Movimento: estudo do movimento, classificação dos movimentos.
 - Força: características, como medir a força, gráficos, sistemas de forças.
 - Atrito, trabalho, potência energia, máquinas simples.
Termologia
  - Fazer distinção entre calor, temperatura e energia térmica e aplicar no seu dia-a-dia as noções corretas destes conceitos
 - Calor e temperatura, escalas termométricas, quantidade de calor, calor específico, propagação do calor, dilatação dos corpos, reflexão e absorção de calor.
Ondas
 - Explicar a formação das ondas, suas características e sua classificação
 - Onda: classificação, elementos, freqüência, período, unidades de medida e freqüência.
Som
 - Identificar as principais fontes sonoras e compreender os fatores que o compõem
 - Ondas sonoras, fontes sonoras, propagação, velocidade, eco, qualidades, poluição sonora.
Luz
 - Compreender o que é a luz, como se forma e a sua importância para a saúde e os ecossistemas
 - Corpos luminosos e iluminados, penetração, propagação, velocidade, intesidade, reflexão, refração, espelhos, lentes.
Magnetismo
 - Compreender o que é o magnetismo e os fenômenos que estão relacionados a ele
 - Atração magnética, imãs, atração e repulsão, campo magnético, magnetismo terrestre.
Eletricidade
 - Compreender o que é eletricidade e saber utilizar corretamente os conceitos que estão relacionados a ela
 - Eletrização, corrente elétrica, resistência, intensidade, potência, geradores, condensadores, circuito elétrico, utilização.
   


                                      Habilidades – 6º ao 9° ano:
- Interpretar os fenômenos naturais usando conceitos básicos de Ciências.
- Identificar problemas, discutir e interpretar de maneira científica.
- Ler, refletir e formular idéias de maneira coerente e precisa.
- Desenvolver as capacidades de observação, estabelecimento de relações, comunicação, compreensão, investigação, experimentação.
- Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios.
- Desenvolver atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.                
                  
                                         Critérios para promoção:
- Compreender os fenômenos que ocorrem dentro da matéria: dissociações das partículas, as combinações e as transformações.
- Compreender as leis gerais que regem o comportamento da matéria e da energia no espaço e no tempo.










   

Nenhum comentário:

Postar um comentário